domingo, 31 de maio de 2015

Sócrates (Σωκράτης)

Quem sou eu?


Eu nasci em 470 a.C. (ou talvez em 469 a.C., não lembro), na região metropolitana da Grande Atenas. Meu pai era um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e mamãe, parteira. Lutei como hoplita no exército grego, na Guerra do Peloponeso. Foi bem louco!
 Quando eu era adolescente, Atenas estava na era da vaca gorda, estava prosperando pa' carai, com Péricles (479-431 a.C)no comando. Então, depois da guerra, decidi que ia passar o resto da minha vida vagando pela cidade, filosofando com as pessoas, sem lenço nem documento.
Aí com o passar do tempo eu era top da balada. Um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Tinha fundado o que vão chamar de Filosofia Ocidental, influenciado pelo brother Anaxágoras (Tâmo junto mano!
Comecei a estudar e filosofar o que a gente tem por dentro, a essência da alma, tá ligado? Até cheguei a ver as paradas do meu velho, mas não curti muito, daí eu decidi que ia ser filósofo mesmo, mas não como trabalho, era mais um hobbie eterno meu. A galera pagava meu almoço e pá, mas eu não tinha luxo não.
O ruim é que uns caras lá não curtiram minhas filosofadas, e me processaram por difamação e danos morais. Naquela época não tinha Assessoria Pública, daí eu mesmo tive que ser meu advogado. Só que não rolou, os caras me condenaram culpado. Meus parças queriam pagar a multa e pá, mas ah, nem quis. Se os juízes decidiram assim, bom, assim será. Daí eu bebi a cicuta, ô troço ruim, tão ruim que acabei morrendo.

(O julgamento foi registrado no livro Apologia de Sócrates.)


A minha importância para a História da Filosofia

Eu dividi a História da Filosofia. Antes de mim, os caras queriam encontrar a arqué universal, a origem do Universo. Mó brisa. Eu não, abandonei essas coisas a respeito da physis (natureza), e voltei-me ao interior de mim mesmo, ao aspecto moral, principalmente. Buscava a resposta de uma questão básica, e de nada contribuíam as investigações dos caras que eu lia e tal; a questão era: como conduzir a vida de forma plena e feliz? 
Eu também me opus aos sofistas. Eu queria uma verdade universal das coisas, e jamais cobrei pelas minhas aulas, já os sofistas, poxa, eram agiotas quase.


Curiosidades

Eu fui um dos maiores, se não o maior filósofo Grego. Eu fui considerado pelo oráculo de Delfos o homem mais sábio do mundo. Acredito que nem sempre o consenso é a opinião correta e que para ter uma opinião forte e precisa a pessoa deve expor os argumentos a testes até que não exista como serem refutados, só assim estaremos com a verdade. 
Eu enchia o saco de todo mundo, não importava se era rico ou pobre. 
Para fundamentar meu ponto de vista, não me alçava e tomava poucos banhos, pois esta era sua crença e não compartilhava das crenças da maioria quanto à higiene e vestimentas.

3 comentários:

  1. kkkkkkk MITOU! Ficou bem legal cara, vou recomendar! Posta em redes sociais pq blog é mto pouco visível. Mas isso é, se vc quer visibilidade, claro. Bjão! Parabéns pela criatividade!!

    ResponderExcluir